A plenitude da alimentação

Cada vez mais as pessoas prezam pela agilidade em seus hábitos cotidianos. Nos tornamos extremamente imediatistas, queremos tudo o mais rápido possível e da forma mais prática possível. Por um lado isso é bom, já que adianta alguns processos chatos e entediantes, mas por outro também perdemos alguns prazeres e momentos da vida, que acabam não sendo tão bem aproveitados quanto deveriam. O Mindful Eating é um conceito que surgiu para contrapor isso em uma das áreas mais importantes de nossas rotinas: a alimentação.

Mindful Eating deriva do conceito de “Mindfulness” ou “Atenção Plena”, que é um método de meditação que consiste em se tornar consciente de seus pensamentos e ações no momento presente. É estar aberto a novas experiências, sem julgamentos, visando aproveitar cada detalhe daquele momento.

O Mindful Eating (MFE) não é dieta restritiva, e sim uma conscientização dos modos alimentares. Podemos comer de tudo, mas não precisamos comer de tudo. Visa uma alimentação variada e com ingredientes frescos e comida caseira com diminuição ou eliminação de produtos processados e ultraprocessados.

É nutrir-se com plenitude, onde a degustação do alimento é evidenciada como parte do processo de alimentação. Dessa forma, o nosso consumo alimentar se transforma em um prazer, onde o conhecimento dos alimentos, a forma de preparo, o aroma, as cores e o ambiente de alimentação são fundamentais.

O método “Mindful Eating” não tem o pensamento em calorias, e sim na saudabilidade dos alimentos e na variedade de cores, sabores e texturas.

Ficou interessado? O processo completo consiste em:

O ambiente deve ser confortável, para que você possa se entregar ao máximo. Explore a comida, sinta os aromas, preste atenção nas cores e texturas, aprecie cada mordida ou garfada, sinta a temperatura do alimento. Descanse o talher para que ele não te controle. Tem que se transportar para a origem do alimento (plantação, criação e produção), comer com calma e com atenção. Feche os olhos algumas vezes, sinta as sensações que o alimento desperta em você, e nunca se esqueça de agradecer e contemplar o momento da alimentação.

O Mindful Eating faz contraponto ao formato acelerado de alimentação e sem cuidado com o alimento que é impulsionado pelas redes de fast food e por toda a sociedade atual. Essa prática vem conquistando milhares de seguidores, uma vez que o comer pleno cria uma relação entre pessoas e alimentos.

Dica For Fun:

Tem jeito melhor de testar o Mindful Eating do que com uma deliciosa Pizza For Fun?
Nosso cardápio é pensado e estudado para garantir uma harmonia dos sabores e uma sensação única, o que deve ser devidamente aproveitado!

Quer ter uma experiência melhor ainda? Vem visitar o nosso salão da unidade da Vila Madalena, contamos com pizzas exclusivas e diferentes das do delivery, pastas, sobremesas e até mesmo drinks – e o melhor: tudo 100% sem glúten. O espaço é lindo e confortável e com certeza vai ajudar com toda essa experiência de aproveitar o alimento de fato!

 

Texto elaborado em conjunto com o Chef William Alexandre.

A imagem utilizada foi retirada do site: https://versatille.com/mindful-eating-8-passos-para-melhorar-sua-forma-de-se-alimentar/

Compartilhe

Pizza For Fun

Blog

Leia também :)

O que é uma dieta LowCarb?

O que é uma dieta LowCarb?

Ler mais
Vida sem glúten: não é moda, é uma realidade para milhões de pessoas

Vida sem glúten: não é moda, é uma realidade para milhões de pessoas

Ler mais
A história da pizza

A história da pizza

Ler mais