Enquanto um pequeno número de pessoas tem doença celíaca, muitas outras sofrem com problemas digestivos relacionados ao glúten. Alguns pesquisadores acreditam que a comida produzida em massa é a culpada.

O glúten tornou-se o vilão da vez. É muito difícil para as pessoas descobrirem se é apenas uma moda passageira ou se realmente existem benefícios de saúde associados na vida glúten-free. Parte da confusão está nas dietas sem glúten sendo promovidas para a perda de peso na imprensa popular, mas a falta de glúten não é (ou pelo menos não deveria) ser sobre perda de peso. Na realidade, muitas pessoas que embarcam nessa vida sem glúten sem entender as razões para isso simplesmente acabam substituindo o glúten por baboseiras empacotadas – mas o ruim ainda é ruim, tenha glúten ou não, portanto preste atenção no que está ingerindo.

Glúten-free: Pense na sua saúde, não na perda de peso

No Brasil, uma em cada dez pessoas agora evita o glúten, e cada vez mais podem escolher entre uma grande variedade de produtos alimentícios para ajudá-los nessa escolha. Há muitos relatos de mudança de vida quando se retira esse ingrediente da dieta. Essas pessoas não estão sozinhas em acreditar que uma dieta sem glúten é mais saudável: faça um teste e evite colocar alimentos com glúten e trigo em sua cesta de compras, você entenderá o discurso deles. No entanto, como crescimento da popularidade da alimentação sem glúten, também cresceu o ceticismo do tipo “isso é coisa da sua cabeça”.

O único fato inquestionável é com as pessoas com doença celíaca, vejamos:

Celíacos

A doença celíaca é um distúrbio digestivo hereditário que ocorre em pessoas que não toleram o glúten, uma proteína encontrada no trigo, no centeio e na cevada. A maioria das pessoas digerem facilmente o glúten, a substância que dá elasticidade aos pães e outras massas. Mas quando pessoas com doença celíaca consomem alimentos contendo glúten, seus sistemas imunológicos reagem atacando o revestimento do intestino delgado. Isso pode levar à desnutrição, anemia, ossos frágeis e outros problemas de saúde. Quando uma pessoa com intolerância ao glúten continua a ingerir alimentos contendo a proteína, seus intestinos podem sofrer mais danos.

Os médicos pensavam que a doença celíaca só se desenvolveu durante a infância. Mas os Institutos Nacionais de Saúde agora relatam que a doença realmente se torna mais comum à medida que envelhecemos, e algumas pessoas desenvolvem-na bastante tarde na vida. Exatamente por que alguns indivíduos só desenvolvem a doença em seus últimos anos não é conhecido.

Foi estimado em 1% da população mundial sofrem com essa desordem auto-imune, mas a batalha começa quando consideramos o número muito maior de pessoas, estimadas variavelmente entre 6% e 8% da população, que auto-selecionam uma dieta sem glúten e que agora são classificadas como tendo alergia ao item. Mesmo que não sejam celíacos, eles relatam sintomas desagradáveis ​​similares – diarréia, vento, constipação, dor de estômago, cólicas, inchaço, fadiga – e descobrem que eles são aliviados quando cortam o glúten.

Vida sem glúten

Independente do motivo a grande e maravilhosa notícia é que dá sim para ter uma vida normal sem glúten. A verdadeira felicidade seria possível sem nenhuma de suas comidas favoritas? A vida sem glúten vale a pena ser vivida? Para a maioria das pessoas, a resposta é presumivelmente sim. Nós somos a prova viva disso!

Além da imensidão de produtos que hoje conseguimos encontrar no mercado existem estabelecimentos se especializando em comidas para este segmento. A Pizza for fun é um exemplo disso.

Pizza for fun

Foi pensando em fazer as pessoas felizes que criamos a Pizza For Fun. Desenvolvemos nossas massas sem glúten e com sabor irresistível. Temos acompanhamento de nutricionistas para elaborar nosso cardápio e opções para quem faz dieta lowcarb, quem tem intolerância a lactose e veganos.

Nós escolhemos muito bem nossos fornecedores e quem experimenta nossas pizzas não sente falta de nada. A aceitação é tão grande que nossa rede cresceu e o que começou com uma loja hoje são 7, sempre mantendo a qualidade e o carinho com os nossos clientes.

Experimente e seja feliz nesse mundo sem glúten!

Compartilhe

Pizza For Fun

Blog

Leia também :)

A plenitude da Alimentação – Mindful Eating

A plenitude da Alimentação – Mindful Eating

Ler mais
O que é uma dieta LowCarb?

O que é uma dieta LowCarb?

Ler mais